domingo, 27 de novembro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO - RELATÓRIO

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA: COMO USAR O CINEMA EM SALA DE AULA.
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas a partir da execução de um plano de ensino elaborado nas aulas da disciplina de Metodologia do Ensino de História II, ministrada pelo professor Ricardo Pacheco no 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. O meu plano de ensino traz como tema central “o homem do futuro”, tendo por objetivo trabalhar essa temática na ótica das relações interpessoais e da atuação do homem no planeta, utilizando o cinema como ferramenta de ensino-aprendizagem.
MATERIAIS E MÉTODOS
 O filme escolhido para as aulas foi Wall-e (Disney-Pixar). A sequência de atividades foi desenvolvida em cinco aulas (momentos), com duração média de três horas e meia cada uma. Sendo distribuídas na seguinte ordem: 1)Pesquisa  na internet sobre a história do cinema; 2)Listagem dos filmes já assistidos pela turma; 3)Divisão de grupos e roteiro de análise do filme; 4)Assistência do filme em grupos; 4)Apresentação das análises feitas em grupo.
Os materiais utilizados para no desenvolvimento das atividades foram: quadro branco, piloto, papéis, canetas, cartolina, cola, computador (internet) e o roteiro de análise do filme.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Através do desenvolvimento das atividades observei a empolgação dos estudantes ao utilizarem o computador e o vídeo como instrumentos de estudo. Os alunos participaram significativamente das atividades propostas, manifestando opiniões e até sugerindo outras atividades para ocasiões posteriores. Um momento curioso durante as aulas aconteceu no terceiro momento, quando foi entregue o roteiro de análise do filme, os alunos estranharam a prática, pois relataram que nunca haviam assistido a um filme com esse tipo de orientação. Apesar, do estranhamento inicial os estudantes disseram que o roteiro os ajudou na assistência do filme e facilitou a organização das apresentações.
Os resultados obtidos com o plano de ensino foram proveitosos, pois possibilitaram discussões interessantes acerca da temática geral da sequência de aulas. Além disso, a utilização do cinema e do computador na sala de aula de maneira orientada prendeu a atenção dos estudantes e facilitou o desenvolvimento das atividades.
Após o fim das aulas observo que apesar dos resultados obtidos terem alcançado os objetivos pretendidos, alguns aspectos do plano de ensino precisam ser ajustados como o desenvolvimento da terceira aula, ela poderia ser retirada da sequência ou reformulada, a fim de aproveitar melhor as listagens de filmes feitas pelos estudantes, para que a atividade não fique solta dentro do contexto pretendido.
Por fim, com a aplicação desse plano de ensino pude ver na prática a importância do planejamento na atividade docente para propor e alcançar seus objetivos, podendo rever e modificar aspectos a fim de facilitar e significar o processo de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS
1.    AFIN. Breves cenas sobre a história do cinema: um plano para crianças. Disponível em:  http://afinsophia.blog.com/2009/09/07/breves-cenas-sobre-a-historia-do-cinema-um-plano-para-criancas/
2.        NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula 5ª. Ed. São Paulo: Contexto,2011.
3.        WALL-E. Filme. Pixar Animation Studios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário